27 dezembro 2017

[Resenha] Uma História de Verão - Pam Gonçalves


Segundo dia de verão e eu quis ler o que a estação pedia: algo leve, despretensioso e que me fizesse rir, coisa de férias, de calor, sabe como é? Apostei super certo nesse livro.

 Foto
Conheço a Pam desde o tempo do Garota It e eu sei que ela não escreveria um livro sem que não pudesse colocar alguma crítica social nele. E assim como em “Boa Noite”, seu livro de estreia, “Uma História de Verão” não poderia ter sido diferente.

Ana Luísa acabou de sair do ensino médio e está prestes a descobrir se foi aprovada para a faculdade dos sonhos, notícia que pode mudar sua vida e desafiar a opinião da sua família, onde tem uma relação complicada. 

Ela é de família rica e tradicional, mas o livro não é nenhum Gossip Girl, a autora dá um plano geral sobre o que significa isso na vida da Ana Luísa, e as consequências dessa vida de aparências que os pais dela vivem.

Ana tem dois ótimos amigos, Gisele e Yuri, que a sua maneira, cuidam da saúde mental da nossa protagonista. Curti muito as personalidades bem distintas deles, são muito amáveis. Falando em personagens, todos eles foram bem definidos, pude formar minha visão de cada um.
Os amigos inseparáveis decidem curtir suas férias na Praia do Rosa, e todo esse clima maravilhoso de Verão, faz surgir novas amizades, uma presença maravilhosa de bônus - para quem leu Boa Noite - e antigos problemas voltam, aliás, camarão com batata frita! 


O livro é sobre os relacionamentos da Ana Luísa, seja familiar, amoroso, com amigos e o mais importante, com ela mesma. Um parêntese aqui rs, quando penso na mágoa causada no coraçãozinho dela, eu lembro da música Liability (AMO) da Lorde. Seria uma ótima escolha para a trilha sonora do filme! Fica aí a sugestão. Falando nisso, a Pam criou uma playlist no spotify que tem tudo a ver com o livro, você pode escutar AQUI!

Li no Kindle (Está por R$ 9,22 na Amazon) em um dia, quando terminei de ler fiquei orgulhosa com as decisões da Ana.  Tinha momentos no livro que eu ficava dizendo: não sei, não sei amiga, mas te entendo!! Fechava os olhos, ria da situação e dizia: puta merda, quem nunca?

Gosto que a Pam sabe tratar assuntos sérios de forma que não seja denso, faz com que a gente perceba a questão, fique triste, mas não traumatizado. Chorei, dei boas risadas, julguei, é a vida!

A escrita da Pam é bem fluida, difícil você querer parar. Pude sentir cada momento que a personagem narrava, ela me fez sentir empatia. Me apeguei totalmente à estória. 

Gostei das ironias, dos diálogos, dá pra ver que a Pam está deixando uma característica da escrita que é só dela. Boa Noite foi uma boa introdução, mas Uma História de Verão definitivamente mostra aonde ela quer chegar, mal posso esperar pelo seu próximo livro, e se ele for para os que já estão enfrentando as agonias de uma vida adulta, a ansiedade só aumenta!

Parabéns Pam pelo seu livro adorável e honesto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário